O seu melhor amigo roí tudo o que o rodeia?

Roer e morder faz parte do instinto dos cachorros, sobretudo em certas fases de crescimento. Na verdade, é um dos seus hábitos preferidos, sendo a maneira como exploram coisas novas e descobrem o que os rodeia. Nesta etapa mudam também para a dentição adulta e, por isso, é benéfico que mordam os seus brinquedos favoritos.
É essencial compreender que certos hábitos fazem parte das necessidades instintivas do nosso animal. Assim, recorrer à proibição e a outros métodos aversivos não resolve a questão do comportamento indesejado.
Claro que se estiver sempre a morder e a roer objetos indevidos ou perigosos deve controlar o seu comportamento. No entanto, não esqueça que roer de forma excessiva pode estar também atribuído a outros fatores, como, por exemplo, aborrecimento ou stress. Ao tratar estas causas, o seu cachorro não apenas deixará de roer indevidamente, mas usufruirá de melhor bem estar.
Não esqueça, desde que o cachorro morda brinquedos seguros e não o faça de forma excessiva, este hábito é natural saudável.
Mas como acabar com esse o hábito?
Poderá sempre pedir ajuda ao seu veterinário a encontrar a causa para o roer excessivo do seu cachorro. Entretanto, deixamos algumas dicas para um roer saudável.
• Ofereça ao seu cão muitos brinquedos seguros para morder, assim vai ajudá-lo a aliviar o stress. Ao fazê-lo, não se vai focar tanto no que não deve;
• Quando ele estiver a morder algo que não deve, diga “não” para que ele saiba que é um comportamento inadequado. Tente desviar a sua atenção para um brinquedo que possa morder;
• Elogie e recompense cada vez que o vir morder um brinquedo seguro e apropriado;
• Pondere a hipótese de o pôr num espaço delimitado quando estiver em casa, mas não o possa monitorizar. Deixe alguns brinquedos seguros para morder, assim, tem espaço para brincar, mas sem acesso a coisas que não deve morder.
Deixamos AQUI o link para que conheça uma das nossas sugestões
Fonte: Purina