Como escolher a melhor areia para o seu gato?

Escolher a melhor areia para o nosso felino nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes experimentamos quase todos os tipos de areia até encontrarmos a mais adequada às necessidades e características de cada gato.
Algumas particularidades, como o local onde ela está colocada, a frequência com que os gatos urinam e a regularidade com que se recolhe os dejetos vai influenciar e muito a durabilidade da areia. A liteira deve estar sempre cuidada e limpa, pois os gatos são muito exigentes no que toca a estes locais.
Se já se questionou qual a melhor areia para gatos, mostramos-lhe as melhores opções para chegar à escolha acertada e, ainda, dicas para uma caixa de areia sempre limpa.
Tipos de Areias

Absorvente
A areia mineral - “sepiolite” é a solução mais básica, pode ser a escolha mais indicada quando não quer despender muito dinheiro. No entanto, não é muito eficaz a absorver urina, nem a eliminar o odor dos excrementos do seu felino. Como é pouco absorvente, é necessário substituir com maior regularidade (quase diariamente).
Aglomerante
Esta areia é composta por argilas denominadas “bentonite”. É uma escolha prática para remover os dejetos do seu gato, sem ter de substituir todo o conteúdo da caixa, já que quando este urinar, irá formar-se uma espécie de aglomerado sólido.
Ecológica
Produzida à base de pequenos grãos de madeira, é a opção menos utilizada e conhecida. Tem uma boa absorção, controlo de odores e durabilidade, além de ser biodegradável. Não levanta pó, mas precisa que retire os dejetos do seu gatinho diariamente.
Sílica
As pérolas de sílica (microcristais), são o tipo de areia mais eficaz no que toca a absorver a urina e reduzir os odores dos dejetos do seu felino. É necessário substituir todo o conteúdo da liteira quando os cristais começam a ficar amarelos.
Caraterísticas essenciais para as liteiras:
- A liteira deve ser num material de fácil limpeza;
- O tamanho deve ser de um gato e meio;
- Deve ser fechada para permitir maior privacidade, reter o odor e evitar que a areia se espalhe mais;
- Deve ser colocada longe da água e da comida do animal, num sítio alcançável e reservado;
- Se for possível, tenha sempre uma caixa extra, caso a outra se danifique;
- A areia deverá ter 7 centímetros de altura.
Dicas para a higienização das liteiras:
- Recolha os dejetos pelo menos uma vez por dia, utilizando uma pá específica para o tipo de areia que utiliza;
- Dependendo da areia, substitua de 10 em 10 dias, ou sempre que começar a sentir o odor da urina;
- Escolha liteiras com paredes altas ou fechadas, para evitar que a areia saia deixando tudo ao seu redor sujo;
- Lave as mãos com água e sabão, após mexer na liteira do seu gatinho.
Se mudou recentemente o tipo de areia e o seu gato deixou de usar a liteira, é bem provável que esse comportamento seja a forma de manifestar a sua rejeição à nova areia.
Caso tenha alguma questão na escolha da areia para o seu felino, fale com a nossa equipa de especialistas.
Fonte: Ekonomista