O seu gato anda a interferir com o seu sono?

Os gatos têm tendência a querer brincar ou miar durante a noite, não nos deixando dormir devidamente. A razão reside no facto de os felinos e os humanos estarem em ciclos opostos do ritmo circadiano, fazendo com que, eventualmente, venhamos a sofrer de insónia. Tal é o dilema e o desafio!
A verdade é que a maioria dos felinos são mais ativos durante a noite, acabando por fazer barulho e perturbar o nosso descanso.
Pode começar por "reeducar" os ritmos circadianos do seu gatinho, para que ele não troque o dia pela noite.
Uma das soluções, relativamente simples, é manter o gato ativo e ocupado durante o dia. Porque, apesar da sua domesticação, faz parte da sua natureza estarem mais despertos à noite. Podem brincar, fazer corridas pela casa, deitar objetos ao chão, arranhar o sofá, tudo isto para chamar a nossa atenção. Apesar de ser um comportamento inato, pode constituir um problema, pois perturba o nosso sono e descanso.
Se o seu gato fica sozinho durante o dia, ele tenderá a acumular energia e a brincar noite dentro. Desta forma, tem de arranjar maneiras de distraí-lo e proporcionar-lhe alguma actividade quando está fora. Brinquedos ou camas em frente à janela podem ajudar.
Caso não consiga fazê-lo durante o período laboral do dia, faça-o quando regressar a casa, dispondo de um pouco do seu tempo para que à noite ele não tenha necessidade de chamar a sua atenção. É importante que não seja logo antes de ir dormir, pois o seu gato poderá manter-se agitado e não relaxar, nem o deixar descansar a si!
Este comportamento do seu felino pode também acontecer porque quando o seu gato era pequeno ensinou-o a que não se importava de se levantar para lhe dar carinho, comida ou água. Caso seja este o caso, na próxima vez, não se levante, mas assegure-se que ele não tem fome, dando-lhe um snack antes de dormir.
Os nossos gatinhos têm uma maior sensibilidade à luz, pelo que manter alguma luz acesa, a TV ligada, persianas abertas, ou uma qualquer iluminação de presença, também poderá incentivar a actividade nocturna.
Evidentemente, o comportamento pode variar de gato para gato. Porém, se tentar estas medidas durante algum tempo, vai notar que o seu felino vai deixar de explorar a casa ou acordá-lo e o seu padrão de sono vai voltar ao normal.
Fonte: Notícias ao minuto